O que é um Batismo Espiritual
TRIBO: Todos nós pertencemos a uma tribo, a uma familia ou a uma comunidade. Dar as boas vindas ao bebé e a essa comunidade pode ser um ritual para além de enternecedor uma oportunidade de dar a conhecer esse recém chegado aos mais próximos.
BENÇÃO: Para além de dar a conhecer é preciso também abençoar, comunicar, interagir com o bebé no sentido de ele passar a conhecer e a conectar-se com os que fazem parte da sua teia de amor. Receber a benção da tribo é dos rituais mais bonitos e empoderadores para uma criança.
NOMEAÇÃO: Uma das partes mais fortes deste ritual é a parte da nomeação. Quando os pais escolhem o nome, esse nome é pensado, intuído e sentido. Faz parte deste ritual, haver uma cerimónia de nomeação, explicando a todos o seu significado e a sua escolha.
PADRINHOS: Nestas cerimónias não há regras nem tradições – há corações e intuições. Por isso, se não sentes, o bebé não precisa de ter padrinhos. Se por outro lado tens pessoas que te fazem todo o sentido trazer para o círculo e serem eles um dos pilares de crescimento do teu filho porque não convidá-los? É uma forma bonita e especial de conexão entre todos, sejam eles amigos ou familiares.
ESPIRITO: Este ritual é a mais bonita forma de dar as boas vindas ao espírito do bebé – abençoando-o e integrando-o na vida de todos. Evocar a familia ancestral é também fundamental porque também ela abençoa seja através de um gesto, de uma palavra, ou daquele objecto cheio de história e significado que é oferecido neste tipo de ocasiões.
É então o batizado um bonito momento de encontro entre os vivos e os não vivos, um encontro de todos aqueles que vivem nos nossos corações mesmo que a sua presença não seja física ou falada. É importante também honrá-los tendo consciência e agradecendo a sua vida, a sua caminhada, porque sem eles nenhum de nós estaria ali.
BATISMO: Um dos elementos mais bonitos deste ritual é a criança ser batizada pelos pais. Não há maiores guias espirituais na nossa vida que não sejam os nossos pais. O pai que dá a direção e a ação e a mãe que dá o colo e o suporte. Os dois são, sem dúvida, aqueles que mais influenciam, que manifestam e nos abrem o caminho espiritual, seja ele qual for.